codejava1-507x300

Os 3 anos de Java EE pra ser mais especifico

Eu comentei a algum tempo, pra não dizer que foi muito tempo atras sobre o Java para web ou mais especificamente eu estava querendo dizer sobre o Java EE.

Se você meu amigo caiu de paraquedas nesse post me desculpe não vou dizer nada demais aqui, apenas conversar e desabafar um pouco.

A saga continua e já se vão praticamente 3 anos de JavaEE

Com quase 3 anos usando a ferramenta eu tenho conhecimento pra dizer em algo e bom som, ainda não aprendi nada de Java. Oh meu Deus 3 anos e ele não aprendeu nada! Ta exagerei mas pra ser sincero você já ouviu a frase “se esta funcionando não mexe”… eu nem ligo pra essa frase adoro mexer afinal esta funcionando mas não é o ideal ainda, e pode pensar aqui o ideal é algo que esta na minha cabeça e nem quer dizer que é o correto.

Depois de mudar esse projeto umas 3 ou 4 vezes completamente, mexendo nas entranhas dele hoje eu sei que ele esta mais perto de se tornar uma aplicação JavaEE de ponta, só não sei qual a ponta mas esta a beira de se tornar e a ultima novidade é tentativa maluca de fazer atualizações e novos módulos e junto ainda fazer uma migração de servidor do Jboss para o Wildfly tentar aproveitar uma sopa de letrinhas novas e que tem se saído bem até o momento.

Não quero prometer nada, mas se eu tiver paciência para tal quero tentar mostrar alguns caminhos pelos quais escolhemos e funcionaram, enquanto ele apenas funciona prefiro seguir a vida e ir fazer o que precisa ser feito.

Não quero te desesperançar como no outro texto, mas o Java ainda não é meu amiguinho!

Eu me viro bem, essa é a frase que mais representa minha equipe mas apesar das maravilhas do mundo Java ele não é meu amiguinho a cada coisa nova e melhor que a gente descobre gera um turbilhão de outros problemas pois muitas coisas eram feitas baseada em alguma biblioteca e quando ela muda a meu amigo tudo muda. No fim das contas a culpa é toda dos desenvolvedores mesmo, uma coisa eu sei a falta de conhecimento é cruel nesse caso cada passo em falso ou melhor na minha cabeça eu ouço cada gambiarra adicionada gera tanto problema que quando achamos uma solução retirar seus retalhos do código se torna pesado.

De tudo que eu posso falar e se você chegou até aqui uma dica de ouro no meu ponto de vista, pegue os melhores e mais novos servidores com todas as bibliotecas que você precisa atualizadas devidamente e compatíveis (isso é dificil de ser feito) e a partir disso use tudo a seu favor, o resto você como bom desenvolvedor sabe bem, orientação, padrão de projeto, padrões de código, enfim todo o arsenal de ferramentas que você puder usar, mas jamais se esqueça use o seu conjunto de ferramentas ao seu favor, se as melhore opções estão no JSF 2.1 use ela e assim vai.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *