Wireframe, você ainda vai usar um!

Ta foi um péssimo título, mais eu precisava de algo de impacto para usar e algumas frases caem bem nessas horas.

Bom pra quem não sabe o que é um wireframe, como a própria palavra diz um aramado/conjunto de risco e rabiscos (tradução for funny). mais do bom basicamente é um esqueleto do que vai ser o projeto, uma prototipação de como vai aparentar ao menos visualmente o projeto.

Certo visto isso tenho que dizer, muitas vezes nem uso um, mais quando uso é um bom start para começar a desenvolver o design de um site por exemplo. Esse é um passo importante no projeto, pois o arquiteto de informação junto de outros especialistas como: designer de interface e designer UX (User Xperience), essa galera toda envolvida na criação que quando você está de freelancer as vezes, muitas das vezes, fazemos o papel de todos eles, é onde defini-se como vai ser apresentada as informações, como um usuário vai interagir com elas, qual o fluxo de trabalho e de quebra vai orientar o designer, isso agora aquele famoso cada da arte, vai ter como base quais as proporções de destaque de cada informação qual são as áreas de ação, qual é a forma geral e tudo mais e com base nisso ele pode criar, pintar e bordar claro tudo com a correta supervisão do diretor e da aprovação do cliente.

Tá mais isso pode ajudar no que pra eu ter de usá-lo? Primeiro que fica mais rápido mostrar para o cliente e justamente definir como vão ser alguns detalhes, então aquele rabisco bacana mesmo a mão ou usando alguma ferramente que for de seu agrado, veja bem papel e caneta também conta como ferramenta certo e com isso você monta uma estrutura muito bacana que o cliente na sua maioria pode entender onde você quer chegar. Uma segunda coisa da qual ele pode te ajudar é o tempo, como é muito mais pratico produzir wireframes que arte final, o ganho em tempo é muito bom, pois com a prática criar os wires se torna natural.

Uma dica é tentar se utilizar sempre do wire não só para o layout mais para criar um fluxo entre as ações saber como o usuário vai identificar esse fluxo e nessa etapa de um projeto o custo é muito mais baixo que depois la na frente você olhar pro layout finalizado e ver que o usuário não consegue usar o sistema.

7 comentários sobre “Wireframe, você ainda vai usar um!”

  1. Opa, valeu pela iniciativa, mas não assassine a gramática desta forma.
    Fica muito complicado compreender.
    Outra coisa, wireframe é uma técnica de planejar a organização da informação.
    Eu não utilizo nenhuma ferramenta específica, costumo usar o fireworks para chegar em um wireframe de nível médio (aquele que já expõe a informação com grande proximidade do design final).
    Realmente, é uma boa técnica, mas deve-se evitar expor ao cliente wireframes de nível baixo (apenas com divisão das área onde conterá a informação).
    É possível expor os wireframes que você já usou em projetos ? e classificá-los segundo o nível, para enriquecer o artigo ?

    1. Opa Felipe, desculpe a minha péssima gramática realmente é algo que tenho de melhorar, mais voltando aos wireframes eu num tenho nenhum wire em mãos para mostrar, e aproveitando o que você disse meus wires são feitos também em alto nível já no Photoshop então a aparência é bem evoluída do que vai realmente acontecer.
      Quanto a classificação de níveis é um bom assunto a tratar com mais detalhes, vou procurar algo.

    2. A e eu esqueci de comentar também, quando não faço wire no photoshop que já tem uma aparecia quase final do projeto, eu faço rascunhos sem muita informação a mão em folhas de rascunho mesmo mais não deixa de ser um wireframe do que eu quero para as telas do projeto.
      No final das contas sempre tem um wireframe, seja ele manual, rascunho, simples ou complexo é algo que de uma forma ou de outra entra no processo.

    3. Aivan ihania kirjavia tunsistuknua! Mulle on blogin myötä siunaantunut paljon lukevia ihmisiä ympärille – tai siinähän ne ovat ennenkin olleet, mutta blogin myötä olemme alkaneet puhua kirjoista! Tsemppiä muuttoon ja onnea ja iloa uuteen kotiin <3!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *